- Hideki Kondo (Ryuusei Tsurugi) - É o protagonista da série. Reativado por Koga, seu criador, inicialmente não possuía nenhum discernimento do que acontecia, mas o soldados de Neroz forçaram Hideki a trajar sua forma de combate: Metalder, o Homem-Máquina. Ele é derrotado por Arthur nessa primeira luta. Auxiliado por Springer, cão robô, aprende muito sobre seus sentimentos e faz muitos amigos como Maya Aoki e Satoru Kinta e outros traidores de Neroz, passa a ver o Dr. Koga como seu pai. Depois de vencer Neroz, suplica a Satoru para destruir seu dispositivo energético de força gravitacional ativado acidentalmente na última luta que travou, caso contrário a Terra será destruida. O problema é que, com a destruição desse dispositivo, ele perderá para sempre sua forma humana e, mesmo na forma de Metalder, não terá mais poderes e se tornará só um robô comum. Depois que isso acontece, Metalder se despede de Maya e Satoru e vai a algum lugar afastado da sociedade com Springer, pois agora não pode mais conviver com seres humanos. Mas promete que vai tentar voltar um dia e, mesmo de longe, olhará pelos amigos que fez.
- Springer - Cão-robô que protege a base Silver Cat's. Foi construído pelo Doutor Koga antes de Metalder. É capaz de se comunicar com um ser humano, e quando preciso faz reparos no próprio Metalder. Possui um torso e um colar de metal.
- Maya Aoki (Mai Ogi)- Fotógrafa que trabalha para uma revista semanal. É a primeira garota que Hideki encontra e a primeira a descobrir que Hideki é Metalder. Passa a acompanhá-lo em suas aventuras desde então.
- Satoru Kita (ep. 16 até o final) (Hakko Kita)- Aparece pela primeira vez no episódio 16. Sonha em se tornar o melhor piloto de moto-velocidade do mundo. Antes disso era líder de uma gangue motoqueiros e também um sujeito trapalhão. Encontra-se com Hideki e Maya numa seção de fotos para uma revista de motociclismo. No final da série, foi aquele que teve que tirar a vida humana de Metalder.
- Grupo anti-Neroz (ep. 25 e 26)- São os amigos de Satoru. Inicialmente Hideki não sabia quem eram, mas os ajuda a Tokio a encontrar sua mãe. Apareceram pela primeira vez no episódio 25 e são grandes lutadores de artes marciais.
- Top Gunder (ep. 1 - 6, 16 - 17, 19, 30, 33, 35 - 37) - Membro da Unidade Cibernética, desafiou Metalder para o combate, sendo que Metalder recusou a luta. Na batalha para conseguir sua arma, Top Gunder vence e atira em dois membros da Tropa Monster que os avistava. Gunder decide adiar a luta para poder enfrenta-lo no momento em que houvesse uma oportunidade. Com a adaga do falecido Tatsuo Koga, no segundo combate, Metalder vence o combate e parte deixando Top Gunder com vida. Julgado como traidor, Top Gunder é perseguido e Metalder aparece para prestar uma ajuda ao Top Gunder. Como retribuição, Top Gunder resolve fazer uma aliança para ajudar Metalder na luta contra Neroz. Acaba sendo morto por Neroz (no antepenúltimo episódio) que trajava a armadura de Arthur .
- Ben Kei (ep. 3, 13) - Membro da Unidade Blindada, desafiou Metalder para o combate, ao ver que um indefeso coelho corria perigo, Metalder usa suas últimas forças, mesmo ferido na perna por Ben Kei e o vence. Ele teve o mesmo destino como Gunder, deixa-o viver e responde dizendo que possui uma vida e para que não a desperdice em vão. Ele reaparece ajudando Metalder na luta contra Beta Saxon, mas acaba sendo morto pelos ninjas de Neroz.
- Rapsody (ep. 10, 19 e 31) - Construído por Neroz e membro da Unidade Cibernética, ele tinha como missão usar sua música para destruir Metalder. Mas Metalder consegue vencê-lo e Rapsody pede a Metalder para poder tocar a canção final antes do adeus, sendo que Metalderr destruiu o dispositivo que o controlava. Feito isso, ele é atacado por um membro da Tropa Mecanol. Reaparece no episódio 19 ajudando uma garotinha, tal fato que o julgaria como um traidor. Quando Metalder e Rapsody estavam se aproximando do fim, aparece Top Gunder para ajudá-los do perigo. Depois de vencer Beta Douglas, responsável por fazer a garotinha e Metalder entrarem em sua fortaleza, Rapsody se afasta das lutas, recomeçando do zero vivendo ao lado dos humanos trazendo felicidade às pessoas com sua música. Ao seu lado vive Lume, uma menina robô que fora utilizado por Neroz para destruir Metalder ao se transformar, agora traz alegria as pessoas junto de Rapsody
- Shingo Aoki (ep. 35 até o final) (Shingo Ogi) - Pai de Maya. Atualmente estava trabalhando para descobrir o segredo de Neroz e descobre que Issao Muraki estava trabalhando na construção de robôs hibridos, metade robô e metade humano assim como Hideki na 2ª Guerra Mundial. Descobre que Neroz é Issao Muraki e fez cirurgia plástica para não ser reconhecido e que ambos Neroz e Arthur são a mesma pessoa, ou seja ambos possuem a mesma aparência do Makoto Dolbara. Recebe lavagem cerebral de Neroz e usa a armadura do Alfa Tacitos para destruir Metalder, mas acaba sendo salvo. No final mostra o vídeo-tape da despedida de Hideki a seu amigos.
- Mami - Cadela amiga de Maya. Abandonada na 2ª Guerra Mundial, assim como Hideki, é acolhida por Shingo Aoki, pai de Maya e agora aos cuidados de Maya. Ajudou Georges, cachorro transformado por Neroz, morto por Darvius.
- Kelen (ep. 9, 12 e 15) (Wisudamu) - Era namorada de Hedocross, derrotado por Metalder. Engana Metalder dizendo que traiu Neroz, mas fez proveito disso para vingar Hedocross, mas Metalder não lutou porque estava esperando um filho de Hedocross. É perseguida por Garantor e seus ninjas, mas é salva por Metalder e Metalder explica que o império Neroz é sujo e usou Hedocross e teve de derrotá-lo por não ter escolha. Depois de dar a vida a seu filho, é sequestrada por Omega Dissolvery, mas é salva por Metalder e seu filho e juntos passam a viver uma nova vida.
- Imperador Neroz- O Major Issao Muraki, foi um dos cientistas que trabalhou no Projeto Homem-Máquina, auxiliando Dr. Koga. Porém, foi descoberto mais tarde que Issao Muraki utilizava prisioneiros de guerra da Federação, em experiências mutantes, a fim de concretizar o Homem-Máquina antes do Dr. Koga. Ele foi expulso do grupo que trabalhava no Projeto, foi julgado e condenado à morte por seus crimes em Singapura. Através de um suborno, ele conseguiu ser substituído na hora da execução e conseguiu fugir incógnito do Japão, passando à viver na América, onde uniu-se ao maior Sindicato Criminoso do mundo. Através de uma perfeita cirurgia plástica, trocou de rosto e identidade e passou à chamar-se Makoto Dolbara! Degrau à degrau, ele foi conquistando todos os sindicatos criminosos e tornou-se o criminoso mais poderosos do mundo. Com sua imensa fortuna, submeteu-se à uma série de cirurgias mutantes, onde transfigurou-se na horrenda figura do Imperador Neroz e com seu conhecimento científico, desenvolveu as quatro Unidades de seu Império, que controlavam o mundo todo em seu nome.
- Bela Secretária K (美人秘書K, Bijin Hisho Kē?) e Bela Secretária S (美人秘書S, Bijin Hisho Esu?) - São as espiãs de Neroz. São tão cruéis quanto seu chefe. S veste-se de preto e utiliza o cabelo amarrado para trás e K veste-se de verde e tem o cabelo amarrado para o lado. Ambas são mortas quando o Império estava desabando, pois antes foram impedidas por Arthur (na forma de Neroz) de fugirem.
- Unidade Blindada - Liderada por Arthur, o braço direito de Neroz. Possui soldados ciborgues e humanos usando armaduras especiais de combate, este morre no episódio 37.
- Alfa Tacitos;
- Alfa Taskan;
- Beta Douglas;
- Beta Saxon;
- Gama Woker;
- Delta Garantor;
- Delta Robi;
- Omega Jangal;
- MS Fu Fu Chu e MS Mukimukiman;
- Unidade Mecanol - Robôs com armadura e blindagem pesada, para o combate puro e simples. Seu líder é Druon, este morre no episódio 37.
- Alfa Mechatron;
- Beta Turbo;
- Beta Agumis;
- Gama Flyman;
- Omega Stiker;
- Epsilone Bulchek - Guerreiro da Unidade Mecanol com aspecto de tanque e um canhão no lugar do braço. Não é propriamente um aliado de Metalder, mas por gostar muito de animais, acaba se arriscando para salvar um grupo de filhotes de cães de um campo minado. Não se sabe se voltou a enfrentar Metalder, mas pelo que se vê no fim de episódio 20, é provável que não.
- Tropa Monster - Liderada por Davius, é composta por criaturas horrendas criadas através da engenharia genética, este morre no episódio 35.
- Alfa Brandei;
- Beta Canidae;
- Gama Alabama;
- Delta Damnen;
- Omega Dissolvery;
- Hedocross;
- Unidade Cibernética - Seus membros são todos androides de combate, cujo líder é Balzac, este morre no episódio 38.
- Alfa Cartago;
- Alfa Ramon;
- Beta Cornelius;
- Gama Jatan;
- Delta Godait;
- Omega Gebara;
- Ypsilone Leviatan;
- KS Brunei;
- KS Luzy;
- Robery;
- Noan;
- Soldados de Neroz- São a categoria mais baixa dentro do Império Neroz, utilizados para missões suicidas e trabalhos pequenos e sem sentido.
- Doutor Ryuuchirou Koga (ep. 1) - Gênio em robótica, criou Metalder. No primeiro episódio da série, sabendo da ameaça vinda de Neroz ativa Metalder e é morto perseguido por suas tropas.
- Hedocross Jr. (ep. 12 e 15) - Inicialmente desafiou Metalder, mas Kelen fala que é seu filho já crescido. Jr. aproveita e ataca Metalder, mas sua mãe o reprime por sua ação, mas Jr. só pensava em realizar o sonho de seu pai. Recrutado por Neroz, desafia Metalder, mas Metalder tenta evitar uma luta contra Jr.. Acaba sendo salvo por Metalder quando morreria, mas descobre a verdadeira face do império Neroz. Depois de salvar sua mãe, ambos passam a viver uma nova vida longe dos combates sangrentos, como assim pensava Metalder.
- Madonna (ep. 14) - A única mulher recrutada na Unidade Blindada. Ela recebe uma espada do Gama Woker e daí se torna guerreira da Unidade. Após ser derrotada por Metalder, ela volta a uma vida normal em busca da cura de sua irmã hospitalizada.
- Georges (ep. 29) - Cachorro rebelde que fica amigo de Metalder, mas acaba sendo transformado por Neroz como Dog Gyaran e enfrenta Metalder, mas recobra seus sentidos quando compreende de seu verdadeiro orgulho. Acaba sendo morto por Darvius.
- Red Panter (ou pantera vermelha) (ep. 28) - Uma ladra que roubava diamantes para realizar um sonho de uma amiga de infância. No passado, o avô de sua amiga teve seus diamantes roubados e para recuperá-los ela os rouba. Conhece Hideki como o homem máquina e ajuda na luta contra Neroz.
- Barlock (ep. 8) - Anteriormente era atleta, mas foi construído como ciborgue por Neroz como membro da Unidade Blindada. Mesmo assim, possuía um senso de justiça e ajuda Metalder a recuperar o cientista, por possuir dados do doutor Koga. Durante a batalha, Barlock e Metalder travam uma batalha homem a homem, mas o derrota e o deixa viver. Como o grupo de Neroz estava atrás de Metalder e do cientista, Barlock tenta atrair a atenção do grupo de Neroz enquanto Metalder salvava o cientista. No final, Barlock morre nas mãos do império Neroz, mas morre como um homem livre. Metalder presenciando a tudo, despedia de Barlock.
- Tenko (ep. 24) - Uma mágica ilusionista que vira alvo de Garantor do império Neroz. Com seu truque de ilusionismo, ajuda Metalder a confrontar o truque sujo de Garantor.
ThunderCats conta as aventuras de um grupo de felinos sobreviventes do planeta Thundera. O primeiro episódio da série começa com a destruição de Thundera, forçando os ThunderCats (uma espécie de nobreza Thunderiana) a fugir de seu planeta natal. A frota é atacada pelos inimigos dos Thunderianos, os mutantes de Plun-Darr, que destruíram todas as naves da frota Thunderiana, exceto a nave-mãe, na esperança de capturar a lendária Espada Justiceira (Sword of Omens, no original) que eles acreditam estar a bordo desta. A espada possui o Olho Místico de Thundera, a fonte do poder dos ThunderCats, encrustado na empunhadura. Embora os Mutantes tenham causado danos à nave-mãe, o velho guardião de Lion-O, Jaga, se oferece para pilotar a nave e levá-los em segurança ao "Terceiro Mundo". No entanto, Jaga morre no processo porque a viagem leva várias décadas, apesar da tecnologia avançada da nave interestelar. Entre os personagens principais estão o jovem lorde dos ThunderCats, Lion-O, e os ThunderCats Cheetara, Panthro, Tygra, WilyKit, WilyKat e Snarf1 .
Quando os ThunderCats acordam de seu estado de animação suspensa no Terceiro Mundo, Lion-O descobre que sua cápsula de suspensão não conseguiu inibir o seu envelhecimento. Ele agora é uma criança no corpo de um homem. Juntos, os Thundercats e os nativos amigáveis do Terceiro Mundo constróem a "Toca dos Gatos", sua nova casa e sede, mas em pouco tempo, os Mutantes chegam ao Terceiro Mundo. Além disso, a chegada das duas raças alienígenas ao Terceiro Mundo não passa despercebida: Ao tomar conhecimento do Olho de Thundera, o feiticeiro demoníaco mumificado, do Terceiro Mundo, chamado Mumm-Ra recruta os mutantes para ajudá-lo a adquirir o Olho de Thundera e destruir os ThunderCats, para que possa continuar exercendo seu controle maligno sobre o planeta.21ª Temporada[editar | editar código-fonte]A série utiliza como base para uma vasta gama de histórias que são um misto de ficção científica e fantasia em um bom conto tradicional do bem contra o mal, apresentando cada vez mais aliados e vilões no mundo dos ThunderCats. A tecnologia futurista é tão central para a série como a magia e o mito, mas mesmo no meio de toda esta ação, enfatiza a importância dos valores morais para resolver problemas. Cada episódio inclui normalmente uma breve desenlace, caracterizando os personagens se recuperando após os acontecimentos da história e tomar o tempo para destacar um valor pessoal ou abordagem integral, que ajudou a salvar o dia, ou poderia ter feito se não tivesse esquecido dele.
A primeira metade da primeira Temporada apresentou uma continuidade suave, com os primeiros episódios estabelecendo conceitos em sequência, embora isso tenha se tornado um pouco menos comum em sua segunda metade, que é composta principalmente por aventuras em episódios únicos. O elo da segunda metade foi o conjunto de cinco aventuras, "Unção de Lion-O", em que Lion-O desarmado enfrentou os cada um dos ThunderCats para provar que de fato era o Senhor dos ThunderCats. Embora destinadas a serem vistas consecutivamente (como as aventuras ocorreram um dia após o outro), as cinco partes da mini-série foram exibidas e lançadas em DVD com vários outros episódios entre cada parcela.
Thundercats - Ho![editar | editar código-fonte]O filme de TV 1986 "ThunderCats - Ho!" caracterizado o primeiro grande shake-up com o status quo da série, que introduz três novos ThunderCats que também sobreviveram a destruição de Thundera. Um elenco de heróis e vilões foi incorporado à história para torná-la a mais épica aventura ThunderCats já produzida, que celebrou com a aparente destruição de Mumm-Ra.
2ª Temporada[editar | editar código-fonte]Quando a série voltou em 1987, no entanto, este foi rapidamente não provou ser o caso no primeiro mini-série ", Mumm-Ra Vive!", Como o assistente mal sobreviveu ao seu destino. "Mumm-Ra Vive!" definir o padrão para o show na final três temporadas, que começou com cada uma cinco mini-série que estabeleceu os novos personagens e conceitos que viriam a influenciar o resto da temporada. No caso de "Mumm-Ra Vive!", Esses conceitos incluída a estreia da Lunataks vilão, que se tornou uma terceira facção que existia para o resto da série, e a nova equipe de ThunderCats em "ThunderCats - Ho!" sendo dada a sua sede própria, veículos e assim por diante.
3ª Temporada[editar | editar código-fonte]A temporada 1988 começou com "ThunderCubs", minissérie de um nome para seu enredo sobre a ThunderCats sendo transformados em crianças, mas que era principalmente sobre Mumm-Ra reconstruir Thundera, a fim de recuperar tanto a arma que tinha originalmente a destruiu, a Espada de Plun -Darr, e o lendário tesouro de Thundera. No decorrer da aventura, o tesouro - que contém o livro dos presságios, segurando um tomo com todos os segredos do ThunderCats, e muitos outros itens místicos - foi espalhado por toda a Nova Thundera, inaugurando um novo conceito para a série: uma temporada com umarco de história real.
Continuidade entre os episódios se tornaram mais exigentes como os ThunderCats, mutantes, Lunataks e Mumm-Ra alternaram suas aventuras entre Terceira Terra e Nova Thundera, em busca de tesouros e explorar seus poderes. A temporada também contou com o tema gestão do antigos espíritos do mal ter que tomar um lado mais ativo na promoção Mumm-Ra na ação, que culminou com uma outra característica única da época - um episódio final real, "O Último Dia", no qual os espíritos Mumm-Ra dão uma última chance para destruir os ThunderCats. Finalmente, o bandido falhou, e foi banido para o canto mais distante do universo pelos espíritos.
4ª Temporada[editar | editar código-fonte]No entanto, Mumm-Ra voltou para a temporada 1989. Na minissérie de abertura, "Return to Thundera!", O ThunderCats retornou a Nova Thundera para reconstruir a sua sociedade, mas antes de partirem, destruíram pirâmide de Mumm-Ra, irritando os Antigos Espíritos Do Mal ao ponto que eles trouxeram de volta Mumm-Ra, e instalou-lo dentro de uma pirâmide de novo em Nova Thundera. A temporada se mostrou completamente divorciada do que tinha acontecido antes, com aventuras expedidas quase inteiramente para os locais selvagens e maravilhosos de Nova Thundera, e mais vil oposição provenientes tanto de Mumm-Ra ou sortidas novos vilões. Os Mutantes, Lunataks e Capitão Cracker todos devolvidos para cada um episódio, no entanto. No final da série, diversas conclusões são alcançadas: Mumm-Ra fica até e afirma-se sobre os Antigos Espíritos do Mal, o mistério do Livro de Omens foi finalmente resolvido, e o ambiente tumultuado e aterradora de Thundera foi finalmente processado pacífica e imaculada.
Personagens[editar | editar código-fonte]Ver artigo principal: Personagens dos ThundercatsAmbientação[editar | editar código-fonte]Ver artigo principal: Lugares de ThundercatsA maior parte da série se passa em um planeta conhecido como "Terceiro Mundo", para onde os ThunderCats foram obrigados a fugir quando seu planeta natal foi destruido.
Remake[editar | editar código-fonte]Ver artigo principal: ThunderCats (2011)Em Janeiro de 2011, foi anunciada uma série em anime (desenho animado japonês) dos ThunderCats, produzida pela Warner Bros Animation e co-produzida pelo estúdio japonês 4°Ca e está sendo exibida no Cartoon Network desde o dia 29 de julho de 2011.3Outras mídias[editar | editar código-fonte]Quadrinhos[editar | editar código-fonte]Ver artigo principal: ThunderCats (revista em quadrinhos)Em 1985 foi produzidas um série de histórias em quadrinhos pela Marvel Comics, publicadas até 1988, No Brasil essa série foi publicada pela Editora Abril.
Em 2002 a Warner lançou através da DC Comics várias séries e títulos únicos dos ThunderCats.4 No Brasil, os quadrinhos foram publicados pela editoraPanini, em formato americano com 25 edições.
Cinema[editar | editar código-fonte]Em 1986, "ThunderCats - HO: The Movie" foi lançado em VHS no Reino Unido e na América do Norte. Mais tarde foi editado em 5 episódios que foram exibidos na segunda temporada da TV.
Em 2007 a Warner Bros. anunciou a produção de uma adaptação da série de TV para o cinema.5 6 Embora tenham anunciado inicialmente que seria um live-action (filmagem com atores reais), o estúdio confirmou que na verdade tratra-se de um filme em animação digital.7
Ver artigo principal: História de Naruto
Naruto Uzumaki é um menino que vive em Konohagakure no Sato ou simplesmente Konoha ou Vila Oculta da Folha, a vila ninja do País do Fogo. Quando ainda bebê, Naruto teve aprisionada em seu corpo a Kyuubi no Youko por Minato Namikaze (quarto Hokage, e seu pai), com a finalidade de salvar a Vila da Folha. Desde então, Naruto é visto por muitas pessoas como um monstro, não só pelos familiares das pessoas mortas pela Kyuubi, mas também por pessoas que não toleram suas brincadeiras, já que o mesmo é extremamente hiperativo, incompreendido e solitário. Naruto sonha em se tornar o Hokage de sua vila, um ninja poderoso e respeitado, para assim poder ser reconhecido por todos.
Ele entra na academia ninja, onde sofre com as notas baixas, mas é ajudado por seu professor, Iruka Umino, que posteriormente se torna seu amigo. Consegue finalmente se tornar Gennin, e a partir daí passa a ser ensinado por um Jounin, Kakashi Hatake, e forma uma equipe com Sasuke Uchiha (que no começo são rivais) e Sakura Haruno, sua grande paixão.
Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.
Produção e recepção
Produção
O autor da série, Masashi Kishimoto, primeiro autorizou o one-shot de Naruto em agosto de 1997 na revista Akamaru Jump.1 2 O Naruto original tinha uma temática significante de amizade e confiança. No início da história, nem Naruto e nem Kuroda confiavam em ninguém, mas no final os dois se tornam amigos e passam a confiar um no outro. Apesar dos bons resultados na pesquisa com leitores depois do lançamento, Kishimoto pensou: "a arte está ruim e a história uma bagunça!". Kishimoto também revelou que ele estava originalmente trabalhando no mangá Karakuri para o Hop Step Award quando, insatisfeito com as mudanças da história, decidiu trabalhar em algo diferente, o que o levou a criar Naruto.
Quando estava a criar a história de Naruto, Kishimoto olhou para outros mangás do estilo shonen para influenciar o seu trabalho, apesar dele tentar tornar seus personagens serem únicos o máximo possível.3 A separação dos personagens em diferentes times teve a intenção de dar a cada grupo um sabor especial. Kishimoto queria que cada membro fosse "extremo", tendo uma grande quantidade de aptidão em um atributo mas não tendo talento em outro.4
A inserção dos vilões na história foi principalmente para agir como contra-partes para os valores morais dos personagens. Kishimoto admitiu que esse foco em ilustrar as diferenças de valores nos vilões foi tão importante na hora da criação dos vilões que "Eu não pensei realmente como eles seriam em combate".5 Quando desenhava os personagens, Kishimoto seguiu um processo de cinco partes que ele seguia continuamente: "concept and rough sketch, drafting, inking, shading, and coloring". Esses passos foram usados quando ele desenhou o mangá atual e fez as ilustrações coloridas dos tankobon, as capas da Weekly Shonen Jump, e outras mídias, mas as ferramentas que ele usava mudavam ocasionalmente.6 Por exemplo, ele usou um "airbrush" em uma ilustração para uma capa da Weekly Shonen Jump, mas decidiu não usar mais para desenhos futuros por causa da grande quantidade de correções que era necessário.7
Kishimoto também falou que precisa definir algumas regras para ele poder criar a história mais facilmente. Kishimoto queria representar a tradição do zodíaco chinês, que tem uma grande presença no Japão, assim criando os símbolos com as mãos usados para fazer os jutsus. Quando Kishimoto estava criando o cenário da série ele inicialmente se concentrou em fazer o design da Vila da Folha, o ambiente inicial da série.
Kishimoto falou que o design da Vila da Folha foi criado "bem espontaneamente sem muitas reflexões", apesar dele admitir que o cenário é baseado na sua casa na Prefeitura de Okayama no Japão. Sem ter um período de tempo específico, Kishimoto incluiu elementos modernos na série como lhe convinha, mas especificamente excluindo as armas projéteis e os veículos. Para o material de referência, Kishimoto fez sua própria pesquisa na cultura japonesa - e as incluiu em seu trabalho.8 Quanto a tecnologia, Kishimoto falou que Naruto não teria armas de fogo. Ele disse que talvez incluisse automóveis, aviões, e computadores com pouco poder de processamento.9 Ainda confirmou em uma outra entrevista que pensa no último capítulo da série dando um grande desfecho para a trama.10
Recepção
Naruto tem sido bem recebido tanto no Japão como nos Estados Unidos. Até o final de 2012, Naruto vendeu cerca de 131.280.000 de exemplares apenas no Japão, se tornando o quarto mangá mais vendido na história da Shonen Jump. 11 A série de mangá Naruto se tornou uma das séries de maior sucesso da Viz,12 tendo quase 10% das vendas de todos os mangás de 2006.13 O sétimo volume lançado pela Viz se tornou o primeiro mangá a ganhar o Quill Awards quando este ganhou o prêmio pelo "Best Graphic Novel" em 2006.13 O mangá também apareceu na USA Today Booklist com o volume onze tendo o título de melhor série de mangá, até ser ultrapassado pelo volume vinte e oito, que conquistou a 17ª posição na primeira semana de lançamento em março de 2008.14 15 16 O volume vinte e oito também é um dos volumes com o melhor lançamento de todos os mangás há anos, e atualmente é o título de mangá mais vendido de 2008.17 Em abril de 2007, o volume catorze ganhou o prêmio da Viz de "Manga Trade Paperback of the Year".18
Mangá
Naruto foi lançado na revista da Shueisha, Weekly Shonen Jump em 1999.19 Os primeiros 238 capítulos são conhecidos como "parte 1", e constituem a primeira parte da história de Naruto. Os capítulos 239 a 244 são uma série gaiden focalizando o histórico do personagem Kakashi Hatake. Todos os capítulos subsequentes pertencem a "parte 2", que continua a história, se passando três anos depois. O mangá também lançou algumas histórias extras, se focando no personagem Rock Lee, até agora com dois capítulos.
Também a adaptação para inglês do mangá Naruto é licenciado pela Vize publica na versão que ha própria Viz faz na revista Shonen Jump.Para poder compensar a diferença de lançamento entre inglês e japonês, a Viz anunciou a campanha "Naruto Nation", seriam lançados três volumes por mês assim ficaria nos últimos quatro meses de 2007.20 Cammie Allen, gerente de produtos da Viz, comentou que "Nosso maior motivo (para acelerar o calendário) é alcançar o calendário de lançamentos do Japão para dar aos nossos leitores uma experiência similar aos dos leitores japoneses".20 21
Até maio de 2008, 42 tankobon foram lançados pela Shueisha no Japão, sendo os primeiros vinte e sete pertencendo a "parte 1", e os outros quinze a "parte 2". O primeiro tankobon foi lançado em 3 de março de 2000.22 e o tankobon 44 lançado em 4 de Novembro de 2008.23 Além disso, quatro tankobon, cada um contendo um animangá baseado em um dos quatro primeiros filmes de Naruto foram lançados pela Shueisha.24 24 25 26 A empresa Viz também já lançou trinta volumes da adaptação em inglês do mangá.27 Além disso, Viz Media lançou todos os vinte e sete volumes em um "box", assim constituindo toda a "parte 1" da história de Naruto em 13 de novembro de 2007.28
No Brasil
No Brasil, Naruto é publicado pela editora italiana Panini Comics desde maio de 2007,29 vendido nas bancas ou por assinatura.30 A "parte 1" do mangá foi finalizada em julho de 2009, com todos os 27 volumes. E a "parte 2" iniciada no mês seguinte, em agosto. Após o sucesso de Naruto a Panini lança uma nova versão do mangá; Naruto Pocket, originalmente uma reedição do mangá Naruto no formato original dos tankobons (11,4 cm x 17,7 cm, formato A dos livros de bolso),31 publicação essa anunciada para junho de 2009.32 A primeira aparição nacional de Naruto Pocket foi em um comercial que estorou no ar no Cartoon Network em abril de 2010, um mês antes da primeira edição do mangá. O comercial dizia a facilidade da versão pocket e o bônus da primeira edição com um pôster da série. A edição brasileira do mangá, assim como vários outros títulos, é publicada no tradicional formatinho brasileiro (13,5 cm x 21 cm).31 33 .
Anime
Naruto
Naruto Logo.jpg
A adaptação para anime de Naruto contou com 220 episódios exibidos semanalmente entre 3 de outubro de 2002 e 8 de fevereiro de 2007 pela TV Tokyo, finalizando com nove temporadas, correspondente a primeira parte do mangá (ou Parte I). No Brasil, a série estreou em 1 de janeiro de 2007 pelo Cartoon Network, na edição norte-americana da licenciadora VIZ Media. Meses depois a série começou a ser exibida pelo SBT em 2 de julho de 2007. Foi exibida pelo Cartoon Network durante quatro anos.